Vamos ver algumas curiosidades.
1 – Templo: O título correto da igreja é Templo Expiatorio da Sagrada Família que significa que é construída exclusivamente com doações.
2 – Morte de Antoni Gaudí: O arquiteto morreu atropelado por um bonde em 1926 e foi enterrado exatamente na Capilla del Carmem dentro da Sagraga Família, onde ainda permanece.
3 – Mais visitado: A Sagrada Família em Barcelona é o monumento mais visitado da Espanha com cerca de 3 milhões de visitas por ano.
4 – Obra de Deus: Gaudí projetou a Sagrada Família para que quando concluída tivesse seu ponto mais alto a 300 metros sobre o nível do mar, garantindo que não superasse a mais alta obra de Deus da cidade, a montanha de Montjuic que também está 300 metros acima do nível do mar.
5 – Torres: Quando acabada, as 18 torres da Igreja representarão de acordo com sua altura, os 12 apóstolos, os 8 evangelistas, a Virgem Maria, e a mais alta Jesus.
6 – Projeto inicial não era de Gaudí: A Sagrada Família em Barcelona começou a ser construída em 1882 e tinha como responsável o arquiteto Francisco de Paula del Villar y Lozano que idealizava uma igreja neogótica. Gaudí assumiu o projeto em 1883, com apenas 31 anos, após Francisco abandonar a obra, modificando completamente a versão original.
7 – Linhas retas: Não existe na Sagrada Família nenhuma estrutura completamente reta, já que Gaudí se inspirava na natureza para projetar.
8 – Forma de árvore: As colunas que sustentam a igreja foram pensadas para funcionarem como árvores, que começam quase que redondas junto ao chão, e vão se multiplicando como galhos segundo uma progressão matemática.
9 – Fachada: Uma das fachadas da igreja representa o “nascimento da vida” (Fachada de la Natividad), e foi a única construída enquanto Gaudí estava vivo!
10 – Evitar filas (dica de viagem): As enormes filas para visitar a Sagrada Família já são algo tradicional. No entanto já é possível comprar a entrada na página oficial e evitar tanta espera.
A Sagrada Família não é só um símbolo do modernismo e obra máxima de Gaudí, talvez seja o maior símbolo de Barcelona, o qual tem em sua beleza e grandiosidade algo realmente impressionante.
Vejam o post completo sobre La Sagrada Família
Outras obras de Gaudi
Nenhum comentário:
Postar um comentário